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Mudanças comportamentaise no estilo de vida

 

A primeira e mais importante forma de tratar o excesso de peso é adotar um estilo de vida saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas.

Vale lembrar que ajustes no estilo de vida exigem também mudanças de comportamento e, muitas vezes, psicológicas. E, por isso, é muito importante procurar o acompanhamento de um médico especialista, que irá auxiliar no tratamento multidisciplinar necessário.

Não é preciso ir muito longe para sentir os benefícios.

 

Benefícios associados à perda de peso34

 

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  • Melhora na taxa de HDL (o colesterol bom)
  • Melhora na qualidade de vida
  • Redução de esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado)
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  • Melhora na função sexual
  • Melhora nos sintomas da incontinência urinária
  • Redução de dores e melhora na função articular
  • Redução atenuada da mobilidade causada pelo aumento da idade
  • Possível redução do risco de depressão
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  • Redução de esteato-hepatite não alcoólica (acúmulo de gordura no fígado em pessoas que não bebem ou consomem poucas quantidades de álcool)
  • Redução de eventos cardiovasculares

Dicas para mudar o estilo de vida

 

 

 

Entre

no ritmo

 

 

 

Comece fazendo caminhadas curtas e gradualmente aumente o tempo e/ou a distância.

Concentre-se na sua postura com a cabeça erguida, abdome para dentro e ombros relaxados.

Nos primeiros minutos, faça um aquecimento em um ritmo lento.

Caminhe pela calçada, com roupas leves, coloridas ou refletivas.

Se você sentir dor enquanto caminhar, pare e consulte seu médico assim que possível.

 

 

 

Avalie a

alimentação

 

 

 

Separe porções pequenas de petiscos para comer quando você estiver com fome.

Divida o seu prato em porções: 1/2 para vegetais ou frutas, 1/4 para grãos integrais e 1/4 para proteínas.

Pense em reduzir as quantidades em vez de eliminar seus alimentos preferidos.

Estabeleça horários regulares de refeição para evitar comer em excesso mais tarde.

Divida suas porções para controlar a quantidade, em vez de comer diretamente da embalagem.

 

 

 

Não deixe de comer com a famíliae amigos

 

 

Substitua opções gordurosas por alternativas saudáveis, como alimentos que são cozidos a vapor ou assados em vez de fritos.

Recrute sua família e seus amigos para ajudar a fazer escolhas saudáveis.

Em um restaurante à la carte, divida com os amigos a porção de entrada.

Pesquise o cardápio do restaurante para conhecer as melhores opções.

Peça que sua refeição seja servida sem molhos, manteiga ou margarina.

 

 

 

Em movimento: mantenha-se saudável fora de casa

 

 

Prepare petiscos saudáveis não perecíveis.

Ao escolher uma bebida para acompanhar a refeição, prefira água a outras opções.

No dia a dia, recorra a uma refeição preparada em casa para comer no avião ou no carro.

Peça porções menores nos restaurantes.

Encontre tempo e lugares para fazer caminhadas, como no aeroporto.

 

 

 

Faça suas compras de maneira consciente

 

Faça uma lista baseada nos seus planos de refeições.

Evite ir ao supermercado com fome.

Quando possível, compre alimentos frescos.

Leia os rótulos nutricionais, com informações sobre o tamanho das porções, as calorias por porção e a quantidade de gordura saturada.

 

A jornada não acaba aqui

 

Ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas é importante, mas pode não ser suficiente. Manter o peso ideal é um grande desafio.

A ciência comprovou que, depois de perder peso, o corpo passa pelo menos 12 meses tentando recuperar os quilos perdidos.6

O metabolismo também costuma ficar mais lento após uma perda de peso significativa, contribuindo para o reganho de peso.11

 

Entenda melhor no vídeo abaixo:

 

Procure um médico

 

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