obesidade-e-alteracoes-hormonais

Obesidade e alterações hormonais: qual a relação?

O sistema endócrino é o responsável pela produção dos hormônios que ajudam nosso corpo a regular funções de órgãos importantes e ainda controlam o metabolismo, crescimento e sexualidade. Quando o sistema endócrino é afetado e há excesso ou falta de hormônios, pode levar à obesidade. Mas, por outro lado, o excesso de gordura corporal também pode levar a desequilíbrios hormonais. Veja quais as causas e consequências entre obesidade e alterações hormonais.

 

Obesidade e alterações hormonais: como o sobrepeso afeta o metabolismo?

Várias alterações hormonais podem estar presentes no organismo de uma pessoa com sobrepeso e isso acontece porque o tecido de gordura pode agir como causador de doenças. As alterações hormonais desenvolvidas pelo sobrepeso variam de acordo com o grau da obesidade e maneira como a gordura se distribui no corpo.¹ ²

 

Quais alterações hormonais podem contribuir para o desenvolvimento ou piora da obesidade?

 

Alterações hormonais de estrogênio, testosterona, progesterona e cortisol, causados ​​por fatores como envelhecimento, dieta e estresse da vida moderna, têm contribuído para a maior incidência de obesidade.5 Veja quais desequilíbrios do sistema endócrino podem estimular ou agravar a obesidade. 

 

Obesidade e hormônios da tireoide – A tireoide é uma glândula responsável pela regulação de temperatura, gasto de energia e metabolismo, do corpo. Por isso, as alterações nos hormônios da tireoide são consideradas fatores de risco para o sobrepeso e a obesidade. Um exemplo é o hipotireoidismo, que é a queda da produção desses hormônios, e pode contribuir para o ganho de peso.

 

Obesidade e cortisol - os níveis normais de cortisol são essenciais para a sobrevivência. Mas, os níveis excessivos causados ​​por estresse e alterações emocionais desligam algumas funções do corpo não essenciais. Quando isso acontece, o excesso de cortisol no sangue causa o aumento do apetite e do armazenamento de glicose como gordura.

 

Obesidade e hormônios sexuais – Alguns deles, como estrogênios e androgênios, influenciam a forma como a gordura se distribui no corpo: enquanto as mulheres em idade fértil tendem a armazenar gordura nos quadris e pernas, os homens mais velhos e as mulheres pós menopausa tendem a armazenar mais gordura em torno do abdômen. A mesma tendência é observada em mulheres com Síndrome do Ovário Policístico, pois a doença causa maior produção de androgênios.5

 

Por que é importante fazer acompanhamento médico no caso de obesidade e alterações hormonais? 

 

Os desequilíbrios hormonais, quando causados pela obesidade, costumam se normalizar com a perda de peso.6 Já quando os problemas hormonais influenciam o ganho de peso, é preciso identificar a causa e para fazer o tratamento da alteração. 

 

Essa via de mão dupla da relação entre obesidade e alterações hormonais torna o diagnóstico mais difícil.2 Por esse motivo, é importante fazer acompanhamento com o médico, pois somente ele poderá avaliar a necessidade de avaliação hormonal e iniciar o tratamento, quando necessário, de forma individualizada. Mas lembre-se que a obesidade é uma doença multifatorial e as alterações hormonais raramente são a única causa do aumento de peso.1

 

Referências

1.Lordelo RA, Mancini MC, Cercato C et al. Eixos hormonais na obesidade: causa ou efeito? Arquivos brasileiros de endocrinologia e metabologia. https://www.scielo.br/j/abem/a/WSqdm8Gy7cqhpNBfj7vYssF/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 23/07/2021.2.Sidhu S, Parikh T, Burman KD. Endocrine Changes in Obesity. Endotext. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279053/. Acesso em: 23/07/2021. 3.ABESO. Alterações Hormonais do Obeso. https://abeso.org.br/alteracoes-hormonais-do-obeso/. Acesso em: 23/07/2021. 4. Department of Heatlh Victoria State Government. Obesity and Hormones. https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/HealthyLiving/obesity-and-hormones.  Acesso em: 23/07/2021. 5.Groves MN, Phil M. How hormones lead to obesity. https://www.zrtlab.com/blog/archive/hormones-and-obesity/. Acesso em: 23/07/2021 6. Portal PEBMED. Investigação endócrina na obesidade: o que dizem as novas diretrizes? https://pebmed.com.br/investigacao-endocrina-na-obesidade-o-que-dizem-as-novas-diretrizes/. Acesso em: 23/07/2021.

Encontre o médico mais próximo de você.

Procure um médico

Se você tem dúvidas sobre seu peso ou IMC, busque uma orientação médica. Presencialmente ou de forma virtual, uma conversa com um médico pode ser o primeiro passo para começar a buscar mais qualidade de vida.