O sistema endócrino é o responsável pela produção dos hormônios que ajudam nosso corpo a regular funções de órgãos importantes e ainda controlam o metabolismo, crescimento e sexualidade. Quando o sistema endócrino é afetado e há excesso ou falta de hormônios, pode levar à obesidade. Mas, por outro lado, o excesso de gordura corporal também pode levar a desequilíbrios hormonais. Veja quais as causas e consequências entre obesidade e alterações hormonais.
Obesidade e alterações hormonais: como o sobrepeso afeta o metabolismo?
Várias alterações hormonais podem estar presentes no organismo de uma pessoa com sobrepeso e isso acontece porque o tecido de gordura pode agir como causador de doenças. As alterações hormonais desenvolvidas pelo sobrepeso variam de acordo com o grau da obesidade e maneira como a gordura se distribui no corpo.¹ ²
Quais alterações hormonais podem contribuir para o desenvolvimento ou piora da obesidade?
Alterações hormonais de estrogênio, testosterona, progesterona e cortisol, causados por fatores como envelhecimento, dieta e estresse da vida moderna, têm contribuído para a maior incidência de obesidade.5 Veja quais desequilíbrios do sistema endócrino podem estimular ou agravar a obesidade.
Obesidade e hormônios da tireoide – A tireoide é uma glândula responsável pela regulação de temperatura, gasto de energia e metabolismo, do corpo. Por isso, as alterações nos hormônios da tireoide são consideradas fatores de risco para o sobrepeso e a obesidade. Um exemplo é o hipotireoidismo, que é a queda da produção desses hormônios, e pode contribuir para o ganho de peso.
Obesidade e cortisol - os níveis normais de cortisol são essenciais para a sobrevivência. Mas, os níveis excessivos causados por estresse e alterações emocionais desligam algumas funções do corpo não essenciais. Quando isso acontece, o excesso de cortisol no sangue causa o aumento do apetite e do armazenamento de glicose como gordura.
Obesidade e hormônios sexuais – Alguns deles, como estrogênios e androgênios, influenciam a forma como a gordura se distribui no corpo: enquanto as mulheres em idade fértil tendem a armazenar gordura nos quadris e pernas, os homens mais velhos e as mulheres pós menopausa tendem a armazenar mais gordura em torno do abdômen. A mesma tendência é observada em mulheres com Síndrome do Ovário Policístico, pois a doença causa maior produção de androgênios.5
Por que é importante fazer acompanhamento médico no caso de obesidade e alterações hormonais?
Os desequilíbrios hormonais, quando causados pela obesidade, costumam se normalizar com a perda de peso.6 Já quando os problemas hormonais influenciam o ganho de peso, é preciso identificar a causa e para fazer o tratamento da alteração.
Essa via de mão dupla da relação entre obesidade e alterações hormonais torna o diagnóstico mais difícil.2 Por esse motivo, é importante fazer acompanhamento com o médico, pois somente ele poderá avaliar a necessidade de avaliação hormonal e iniciar o tratamento, quando necessário, de forma individualizada. Mas lembre-se que a obesidade é uma doença multifatorial e as alterações hormonais raramente são a única causa do aumento de peso.1
BR21OB00050 - Set./2021
Referências:
1.Lordelo RA, Mancini MC, Cercato C et al. Eixos hormonais na obesidade: causa ou efeito? Arquivos brasileiros de endocrinologia e metabologia. https://www.scielo.br/j/abem/a/WSqdm8Gy7cqhpNBfj7vYssF/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 23/07/2021.2.Sidhu S, Parikh T, Burman KD. Endocrine Changes in Obesity. Endotext. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279053/. Acesso em: 23/07/2021. 3.ABESO. Alterações Hormonais do Obeso. https://abeso.org.br/alteracoes-hormonais-do-obeso/. Acesso em: 23/07/2021. 4. Department of Heatlh Victoria State Government. Obesity and Hormones. https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/HealthyLiving/obesity-and-hormones. Acesso em: 23/07/2021. 5.Groves MN, Phil M. How hormones lead to obesity. https://www.zrtlab.com/blog/archive/hormones-and-obesity/. Acesso em: 23/07/2021 6. Portal PEBMED. Investigação endócrina na obesidade: o que dizem as novas diretrizes? https://pebmed.com.br/investigacao-endocrina-na-obesidade-o-que-dizem-as-novas-diretrizes/. Acesso em: 23/07/2021.