Perda de peso e efeito rebote: qual a relação?

Perda de peso e efeito rebote: qual a relação?

Uma das questões que mais afligem os profissionais que lidam com a obesidade é: como evitar recuperar peso após perdê-lo? Também chamado de efeito rebote, o problema é comum e ocorre porque o organismo, ao notar o emagrecimento, interpreta esse estado como um risco à saúde, diminuindo o metabolismo e liberando hormônios responsáveis pelo aumento da fome, o que favorece a volta dos quilos perdidos.

Nesse vídeo, o médico Fábio Trujilho, que é endocrinologista e metabologista, explica, de forma didática, como acontece esse processo no organismo de quem está administrando a obesidade. Ele alerta que essa condição é crônica e deve receber atenção de forma contínua para que esteja sempre bem administrada. “É a mesma coisa com quem tem hipertensão: se parar de tratar, a pressão irá subir novamente”, compara o especialista.

Ele lembra, ainda, que, no processo de emagrecimento, a perda de quilos não é a etapa mais difícil, e sim a manutenção desse novo peso, justamente porque o corpo vai lutar para que isso não aconteça. Portanto, é fundamental que a pessoa com obesidade seja acompanhada por um médico especialista e possa conversar sobre essa fase, recebendo apoio para seguir o manejo adequado e continuar o caminho em busca de uma vida sem obesidade. Confira a seguir.

 

Encontre o médico mais próximo de você.

Procure um médico

Se você tem dúvidas sobre seu peso ou IMC, busque uma orientação médica. Presencialmente ou de forma virtual, uma conversa com um médico pode ser o primeiro passo para começar a buscar mais qualidade de vida.