Qual é o impacto da obesidade na adolescência?

Obesidade e adolescência: qual é o impacto da doença nessa fase da vida?

A adolescência é uma fase de mudanças físicas e emocionais significativas, e a obesidade pode ter um impacto profundo nessa etapa da vida. Nesse vídeo, a endocrinologista Cynthia Valerio explica como essa condição pode prejudicar a saúde e a autoestima do adolescente e até afetar a vida adulta se não for bem administrada.

A médica afirma que o aumento das taxas de obesidade na adolescência é preocupante. Ela pode causar uma série de outras complicações, como, por exemplo, diabetes, colesterol alto, acúmulo de gordura no fígado e síndrome do ovário policístico em meninas.

O excesso de peso também traz prejuízos psicossociais para o adolescente, pois o torna mais propenso a enfrentar situações de bullying, ter pior rendimento escolar e desenvolver ansiedade, por exemplo.

Por isso, a Dra. Cynthia reforça a importância de buscar ajuda para que o adolescente com obesidade receba orientação e gerenciamento adequados e consiga fazer seu autocuidado. Assista ao vídeo completo sobre o impacto da obesidade na adolescência e entenda a importância do apoio e do manejo especializado.

 

Encontre o médico mais próximo de você.

Procure um médico

Se você tem dúvidas sobre seu peso ou IMC, busque uma orientação médica. Presencialmente ou de forma virtual, uma conversa com um médico pode ser o primeiro passo para começar a buscar mais qualidade de vida.