Doenças e medicamentos podem ser causas da obesidade
Doenças e medicamentos podem ser causas da obesidade

Doenças e medicamentos podem ser causas da obesidade

A obesidade pode ser causada por vários fatores, como ingerir mais calorias do que o organismo utiliza no dia a dia. Mas, quando o ganho de peso ocorre de forma rápida e inesperada, pode ser em consequência de uma condição de saúde - seja física, como problema na tireoide ou nas glândulas que ficam na parte superior dos rins, ou mental, como estresse e depressão – e também pelo uso contínuo de certos medicamentos. Então, qualquer pessoa que tiver um ganho de peso rápido e inesperado deve consultar um médico para que ele investigue e diagnostique a causa e desenvolva o plano de tratamento mais adequado para o caso.

Quais problemas de saúde podem ser causas da obesidade?

Hipotireoidismo – acontece quando a glândula tireoide, que fica no pescoço, não produz em quantidade suficiente os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), podendo acarretar em lentificação do metabolismo e aumento de peso.
Síndrome de Cushing – ocorre quando as glândulas suprarrenais (localizadas na parte superior de cada rim) produzem uma quantidade excessiva de um hormônio chamado cortisol, o que pode levar a um acúmulo de gordura em locais específicos, como rosto, parte superior das costas e abdômen.
Diabetes – a insulina é o hormônio que faz as células conseguirem absorver a glicose para transformar em energia. Quando o diabetes não está controlado, os níveis de glicose no sangue ficam muito altos devido à falta ou resistência à insulina. Como as células não absorvem a glicose, há um aumento da fome, mas a pessoa não fica saciada quando come, o que pode levar a um aumento do peso.
Síndrome metabólica – é um conjunto de alterações no metabolismo e hormonais caracterizada por intolerância à glicose, hipertensão arterial, alterações nos triglicerídeos, colesterol e obesidade. Essas alterações formam um conjunto de fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e acidente vascular cerebral (derrame). A síndrome metabólica está diretamente relacionada à obesidade.
Menopausa – a queda da produção de estrogênio durante a menopausa pode desencadear o acúmulo de gordura ao redor da barriga. As alterações hormonais não são a única causa do possível ganho de peso: ondas de calor, problemas de sono e mau humor ligados ao fim do período fértil da mulher podem atrapalhar uma rotina de alimentação saudável e exercícios.
Insônia – pessoas que dormem menos do que seis horas por noite são mais suscetíveis a ter um percentual maior de gordura corporal. Isso porque a falta de sono pode causar tanto um aumento na produção dos hormônios cortisol e insulina quanto levar a um consumo maior de carboidratos como forma de suprir a necessidade energética, o que pode levar a um ganho de peso.
Apneia do sono – ocorre quando a respiração é repetidamente interrompida por alguns segundos durante o período em que a pessoa está dormindo. A obesidade é uma causa comum da apneia do sono, mas esse distúrbio também pode levar ao ganho de peso. Uma das explicações é que a apneia do sono leva à privação de sono e fadiga, afetando os níveis gerais de gasto de energia.
Depressão – algumas pessoas com depressão podem ter aumento do apetite, gerando aumento de peso. Além disso, falta de energia e motivação podem não permitir a manutenção de uma rotina de atividades físicas.
Estresse – especificamente o aumento do hormônio do estresse, o cortisol, desempenha um papel no desenvolvimento da obesidade. Ele é conhecido por causar uma redistribuição do tecido adiposo para a região abdominal, além de aumentar o apetite e a preferência por alimentos mais calóricos, geralmente os que são mais gordurosos e têm bastante açúcar.
Compulsão alimentar – com episódios ocasionados por gatilhos emocionais, o transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP) leva à ingestão de uma grande quantidade de alimentos em um período curto de tempo. Nem todos os indivíduos que têm obesidade desenvolvem compulsão alimentar. No entanto, a situação contrária é recorrente, isto é: a maior parte das pessoas com TCAP têm sobrepeso ou obesidade.

Atenção! A relação entre obesidade e transtornos mentais é uma via de mão dupla, ou seja, uma condição pode causar ou agravar a outra.

Quais medicamentos podem provocar aumento de peso?

Alguns medicamentos podem ter como efeito colateral o aumento de peso. Isso pode acontecer por diferentes motivos, por exemplo: alguns medicamentos aumentam o apetite, outros diminuem a queima de calorias do corpo ou mudam a maneira como o organismo absorve nutrientes. Também existem os que apenas fazem o corpo reter mais água. Exemplos de medicamentos que podem levar ao ganho de peso rápido:

🗸  Alguns tipos de pílulas anticoncepcionais;

🗸  Alguns tipos de antipsicóticos;

🗸  Alguns tipos de antidepressivos;

🗸  Alguns tipos de medicamentos para epilepsia / convulsão;

🗸  Alguns tipos de betabloqueadores (para pressão alta);

🗸  Corticoides, dependendo da dosagem e do tempo de uso.

É muito importante nunca parar de tomar um medicamento por conta própria! Isso só deve ser feito por indicação do médico.

Como saber se o ganho de peso está vinculado a outra doença ou uso de medicamento?

Se uma pessoa estiver vivenciando ganho de peso rápido sem causa clara, ela deve consultar um médico. O profissional irá avaliar o caso e, eventualmente, solicitar exames para determinar se alguma condição ou tratamento medicamentoso é responsável pelo desenvolvimento da obesidade.

BR22OB00109 – Out./2022

Referências:  1. Medical News Today. What causes rapid weight gain? Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/324872#medication. Acesso em 01/08/2022. 2.  WebMD. Conditions that can cause weight gain. Disponível em: https://www.webmd.com/diet/obesity/ss/slideshow-weight-gain-conditions. Acesso em 01/08/2022. 3.  Rede D’Or São Luiz. Obesidade. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/obesidade. Acesso em 01/08/2022. 4.  Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development. What causes obesity and overweight? Disponível em: https://www.nichd.nih.gov/health/topics/obesity/conditioninfo/cause. Acesso em 01/08/2022. 5.  WebMD. Medical causes of obesity. Disponível em: https://www.webmd.com/diet/obesity/medical-reasons-obesity. Acesso em 01/08/2022. 6.  Mayo Clinic. Obesity - symptoms and causes. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/obesity/symptoms-causes/syc-20375742#:~:text=In%20some%20people%2C%20obesity%20can,may%20result%20in%20weight%20gain. Acesso em 01/08/2022. 7.  Eline SV, Mesut S, Elisabeth FCR. Stress and obesity: are there more susceptible individuals? Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5958156/#:~:text=Obesity%20is%20a%20rapidly%20increasing,in%20the%20development%20of%20obesity. Acesso em 01/08/2022. 8.  MacArthur C. Is heart falilure causing my weight gain? Disponível em: https://www.bhf.org.uk/informationsupport/heart-matters-magazine/medical/ask-the-experts/heart-failure-weight-gain#:~:text=Heart%20failure%20means%20that%20the,or%20sometimes%20around%20the%20stomach. Acesso em 01/08/2022. 9.  The Diabetes Council. Polyphagia: The Relationship Between Hunger and Diabetes. Disponível em: https://www.thediabetescouncil.com/polyphagia-the-relationship-between-hunger-and-diabetes/. Acesso em 01/08/2022.

Encontre o médico mais próximo de você.

Procure um médico

Se você tem dúvidas sobre seu peso ou IMC, busque uma orientação médica. Presencialmente ou de forma virtual, uma conversa com um médico pode ser o primeiro passo para começar a buscar mais qualidade de vida.