Muitas vezes, a decisão de tratar a obesidade infantil tem duração curta porque são traçadas expectativas muito altas e objetivos difíceis de alcançar. Por isso, para ter sucesso é muito importante traçar objetivos reais e isso é uma tarefa de toda a família.
Abaixo, trazemos algumas dicas para definir metas levando em conta a
sua realidade e a conquista de uma vida mais saudável.
Não existe só uma maneira de tratar a obesidade. Em crianças e adolescentes, para entender as causas e decidir que caminho seguir, é ainda mais importante ter o acompanhamento correto. Só o médico pode indicar o tratamento adequado. Por isso, é indispensável buscar ajuda profissional.
Uma coisa é certa: todo tratamento precisa começar com mudanças no estilo de vida, que vão da alimentação à prática de exercícios físicos. Mas as alternativas também podem incluir tratamento medicamentoso e cirurgia bariátrica, também conhecida como redução do estômago.
Tratamento com medicamento
A obesidade é uma doença crônica e progressiva e necessita de tratamento contínuo. Em alguns casos, o uso de medicamentos pode ser necessário. Só o médico responsável pelo paciente pode indicar a melhor opção de tratamento sob prescrição.
Tratamento cirúrgico
A cirurgia bariátrica em adolescentes é restrita a duas principais condições: idade mínima de 16 anos e Z-IMC igual ou superior a +4 (menores de 16 anos podem fazer, mas é considerada cirurgia experimental).13
Nos mais jovens, a cirurgia pode levar a uma redução futura nas taxas de mortalidade e evitar o surgimento de outras doenças.13
Clique no botão abaixo e encontre o profissional mais próximo de você